24 Maio O complexo sistema tributário brasileiro, por Ana Carolina Monguilod

Em entrevista para o canal Um Brasil, Ana Carolina Monguilod fala sobre a Reforma Tributária em debate no Brasil e a complexidade do sistema tributário do país.

“Um enorme ponto de preocupação dos empresários é o grande volume e a sobreposição de obrigações acessórias no que diz respeito a federação, estados e municípios. Muitas vezes uma empresa tem que informar várias vezes as mesmas coisas a diferentes entes. Os fiscos deveriam abraçar essa missão porque o que importa é receber a informação uma vez. O fato de se ter tantos tributos também gera muita confusão na hora de as empresas efetuarem seus recolhimentos. O ICMS estadual tem legislações diversas em certos estados e o PIS e a Cofins trouxeram uma complexidade sem tamanho para nosso sistema tributário ao mudarem o regime para não cumulativo”, analisa Ana.

Patrocinado pela FecomercioSP, o Um Brasil é uma plataforma multimídia de entrevistas, debates e documentários com grandes nomes do meio acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do Brasil.

A entrevista completa está disponível no link.

]]>