Equipe > Carlos Portugal Gouvêa

Carlos Portugal Gouvêa

Sócio

Formação e Titulação

  • Professor de Direito, Universidade de São Paulo, Direito Comercial
  • Doutor (S.J.D.), Harvard Law School
  • Mestre (LL.M.), Harvard Law School
  • Bacharel em Direito, Universidade de São Paulo
  • Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo
  • New York State Bar, Estados Unidos da América
  • Conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (indicado pela ANBIMA)

Carlos Portugal Gouvêa é sócio fundador de PGLAW. Ele coordena as áreas de direito societário, compliance, contratos comerciais e litígios complexos. Carlos possui experiência com a realização de trabalhos para instituições financeiras e fundos de investimento, ambos envolvendo negociação e estruturação de fusões e aquisições e operações com valores mobiliários.

Anteriormente, Carlos foi sócio no escritório Levy & Salomão Advogados, na equipe de societário e fusões e aquisições, coordenando também uma área de casos pro bono. Antes disso, Carlos foi sócio na Advocacia Portugal Gouvêa, em São Paulo, e advogado associado de Debevoise & Plimton LLP, nos Estados Unidos, atuando nas equipes de fusões e aquisições e mercado de capitais. Carlos é advogado licenciado para prática jurídica pela Cortes do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. Ele também é membro da comissão de mercado de capitais e governança corporativa da OAB, Seção São Paulo.

Carlos é professor doutor de Direito Comercial na Universidade de São Paulo, onde criou os primeiros cursos de graduação e de pós-graduação sobre governança corporativa, considerando-se todas as faculdades de Direito no Brasil. Ele é presidente da Associação de Ex-bolsistas da Comissão Fulbright do Brasil e diretor acadêmico da Associação da Harvard Law School no Brasil. Ele é membro fundador do Instituto Sou da Paz e da Conectas Direitos Humanos, onde atuou como primeiro diretor de redes sociais.

Desde 2015, Carlos é conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), tendo sido indicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).