21 ago Carlos Portugal Gouvêa participa de reportagem do Broadcast sobre contra-ataque dos bancos ao tabelamento

Nosso sócio Carlos Portugal Gouvêa participou de reportagem especial do Broadcast sobre proposta que os bancos preparam para apresentar ao Congresso com objetivo de diminuir as taxas de juros para o crédito sem a necessidade de tabelamento.

Confira a participação de Carlos:

O sócio do PGLaw e professor na Universidade de São Paulo, Carlos Portugal Gouvêa, afirma que a queda de juros no Brasil envolve uma série de questões e que o tabelamento não resolve os pontos que levam as taxas no Brasil a patamares tão altos. “Um tema que deveria ser colocado na pauta é o das fraudes bancários, algo que cresceu exponencialmente na pandemia.”

A modernização da concessão de garantias na hora de conseguir o crédito pode ser a forma mais eficaz para reduzir o juro, algo que já é provado no consignado e no crédito imobiliário, que acabam cobrando menos do que em outras linhas. Segundo Gouvêa, do PGLaw, essa pode ser a forma mais eficaz de atacar o juro alto, por meio de melhorias para o sistema de garantias. “Muito já vem sendo feito pelo Banco Central, e o regulador pode tomar a linha de frente para apresentar ao Congresso o que tem sido feito”, opina.

Leia a matéria completa aqui.